Imóvel novo, usado ou na planta?

Antes de decidir é importante verificar algumas informações sobre o imóvel desejado
Por Carolina Werneck

Comprar um imóvel é uma decisão delicada e importante, portanto é necessário tomar alguns cuidados básicos na hora de decidir. Optar entre uma casa e um apartamento é o menor dos problemas nesse momento. É preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de aquisição, além de conferir se vale mais a pena entrar em um financiamento ou guardar o dinheiro até que se tenha a quantidade necessária.

Se você está com dificuldade para escolher entre comprar o imóvel novo, usado ou ainda na planta, confira nossas dicas e entenda melhor como cada investimento funciona.

Imóvel novo

Na hora de adquirir um imóvel recém-construído, alguns cuidados não devem ser ignorados. Prezar pela segurança do lugar onde sua família vai viver nunca é uma atitude exagerada. Verifique a idoneidade e a credibilidade da construtora responsável pela obra. Isso pode ser feito através de pesquisas informais pela internet, mas convém conferir o registro da empresa junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Observe ainda se o imóvel desejado está devidamente cadastrado no Cartório de Registro de Imóveis.

Fora essas medidas de ordem técnica, fique atenta à localização do empreendimento, conferindo especificamente os fatores que poderão valorizá-lo ou desvalorizá-lo no futuro.

Imóvel usado

Se você pretende comprar um imóvel já usado por outras pessoas, agende visitas ao local, preferencialmente durante o dia. Desse modo será possível avaliar melhor situações potencialmente problemáticas, como rachaduras e infiltrações. Neste caso também é importante verificar o registro no Cartório de Registro de Imóveis, porque este documento contém todas as informações referentes à construção, reformas, metragem, transações e escritura, entre outras.

O projeto arquitetônico – que deve ter sido aprovado pela Prefeitura local à época da construção, também é de alta relevância nesses casos. Isso demonstra o quanto o imóvel é ou não seguro para se viver.

Imóvel na planta

Com a explosão imobiliária e as facilidades de financiamento oferecidas pelos bancos, virou moda comprar imóveis ainda na planta. A construtora responsável monta um “imóvel modelo” e fornece as informações relacionadas à maneira como o empreendimento será desenvolvido. Os interessados começam a pagar o imóvel na aquisição e o mesmo só é entregue quando ficar pronto.

Antes de fechar negócio, verifique o memorial descritivo da incorporação, que identifica os materiais e equipamentos a serem utilizados na obra. Também é ali que estão contidas informações a respeito da aquisição do terreno e negativa de débitos com a Prefeitura (IPTU). Visite e se informe sobre outras obras realizadas pela construtora em questão e, novamente, confira os registros no CREA e Cartório de Registro de Imóveis.

Tomando os devidos cuidados, sua nova casa tem tudo para ser a realização de um sonho – e não um pesadelo a longo prazo.

Fonte: Dicas de Mulher
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates