Diagonal e Rossi encerram parceria

Juntas, a construtora e a incorporadora realizaram, desde 2007, cerca de 20 empreendimentos comerciais e residenciais nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte
Após mais de cinco anos, chegou ao fim a parceria entre a construtora cearense Diagonal Engenharia e a incorporadora paulista Rossi Residencial. Os empreendimentos com obras em andamento e os lançados em 2012, no entanto, seguem o cronograma inicial, de acordo com as empresas. Juntas desde julho de 2007, Diagonal e Rossi iniciaram cerca de 20 empreendimentos nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Quanto aos próximos lançamentos que seriam realizados em conjunto, todos serão tocados pela Diagonal, alguns deles em conjunto com a cearense BSpar.


Presidente da Diagonal, João Fiúza:
 "fim da parceria não interfere no andamento dos projetos"
Segundo João Fiúza, presidente da Diagonal, o fim da parceria vem se desenhando desde setembro do ano passado, quando a Rossi, companhia de capital aberto e uma das cinco maiores incorporadoras do Brasil, decidiu, a exemplo de suas concorrentes, reduzir o número de cidades em que atuava no país. “Essas empresas vivem de resultados, e no momento em que as ações (na bolsa de valores) começam a cair, eles mudaram a estratégia”, disse Fiúza sobre o motivo do fim da relação comercial. “O mercado exigiu melhores performances. E as empresas de capital aberto precisam de novas estratégias”.

Com o fim da parceria, a Rossi deixa quatro projetos que seriam lançados em conjunto, nos bairros Dunas, Fátima, Jóquei Clube e Aldeota. Entre os quais está o Vértice, empreendimento de três torres que será construído no terreno de 10 mil metros quadrados no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Senador Virgílio Távora. Segundo Fiúza, a participação da Rossi e da Diagonal, era em média de 60% e 40%, respectivamente, dependendo de cada caso.

Vértice
Inicialmente a ideia do consórcio formado por Diagonal, Rossi e BSpar era construir três torres no terreno que pertencia ao Grupo Jereissati, na Aldeota. Sendo uma residencial, uma comercial e a terceira para um flat hotel. Mas com a saída da Rossi, o projeto foi reformulado. E agora, diz Fiúza, serão duas torres comerciais e uma torre para o hotel. O construção ficará sob a responsabilidade da Diagonal e a incorporação com a BSpar. “O compromisso com o cliente, com os donos de terreno, isso permanece”, garante.

Para 2013, a Diagonal pretende lançar aproximadamente R$ 700 milhões em novos empreendimentos comerciais e residenciais em Fortaleza e um residencial de alto padrão no Fortim, no litoral leste. Algumas obras em parceria com a BSpar e outras com 100% de participação da Diagonal.

Sobre os mais de cinco anos de parceria com a Rossi, Fiúza diz que o fato de ter trabalhado com uma empresa listada na bolsa de valores, ajudou a queimar etapas no crescimento da construtora. “Eu diria que foi uma parceria muito importante, assim como também foi bom para eles, que vieram para uma nova praça”. “A gente aumentou muito o nosso volume, além da troca de expertise. Fomos parceiros caso a caso. Em cada empreendimento uma nova parceria”.

Fiúza garante que o término da parceria não modifica nada nos planos da construtora. “A Diagonal vai ter até mais agilidade, porque quando você tem o sócio, você deixa de a operação mais engessada”, diz. “Eles se separam por estratégia das duas empresas, são momentos da vida. Mas de qualquer forma, continua o bom relacionamento com a Rossi”.

Questionada sobre o fim da parceria a Rossi disse, em nota, apenas que “a empresa informa que os projetos lançados pela parceria estão confirmados e que as obras seguem o cronograma planejado”. Hoje, a parceria Rossi Diagonal tem 11 empreendimentos em construção em Fortaleza, e dois prontos: um no bairro Jacarecanga e outro no Vicente Pinzon.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O desempenho em 2012, o menor ritmo de lançamentos e a contínua pressão sobre as margens de lucro fizeram com que as principais incorporadoras do país reduzissem seus investimentos para 2013 


Fonte: O Povo
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates