Saiba como começar a investir em fundos imobiliários


Os fundos imobiliários são uma opção interessante para quem tem interesse em investir no mercado de imóveis. Um dos maiores atrativos desse tipo de aplicação é que o investidor pode adquirir cotas de fundos que detêm shoppings centers, edifícios comerciais de grande porte e outros empreendimentos imobiliários de sucesso por valores muito mais acessíveis.

Entre as principais vantagens dos fundos, está a exposição imobiliária diversificada, que reduz os riscos de vacância (desocupação do imóvel) e de deterioração imobiliária em certa região. A gestão profissional é outro ponto atrativo, já que existe uma pessoa especializada analisando o mercado, sempre de olho nas melhores oportunidades.

A questão tributária também é um diferencial importante. Isso porque, enquanto sobre os rendimentos provenientes de aluguéis de imóveis físicos há a incidência do Imposto de Renda, por meio dos fundos imobiliários os investidores pessoa física são isentos de IR nos dividendos recebidos. É preciso pagar IR apenas sobre a eventual valorização das cotas dos fundos imobiliários negociados em Bolsa, no mês seguinte à venda dos ativos.

Como investir?

1. Cadastre-se em uma corretora de valores

As cotas dos fundos são negociadas na Bolsa ou no mercado de balcão organizado. Então é preciso se cadastrar em uma corretora para conseguir adquiri-las.

2. Escolha o fundo

- É importante analisar alguns dados do fundo antes de escolher, como os imóveis que fazem parte da carteira e o histórico de rentabilidade. Gestores profissionais consideram principalmente o valor dos aluguéis dividido pelo valor das cotas do fundo. O investimento é considerado atrativo sempre que o retorno proporcionado for superior ao da poupança ou outros investimentos de renda fixa.

3. Envie a ordem para a corretora

- O envio da ordem é feito como no mercado acionário. Você consegue comprar pelo próprio home-broker (programa da corretora que permite a compra e venda de ações pela internet). Basta digitar o código do fundo, a quantidade de cotas desejada e o preço que está disposto a pagar por cada uma delas. Se houver alguém interessado em vender as quotas nessas condições, a transação é fechada.

Fonte: infomoney
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates