Quer vender seu imóvel? Saiba como conseguir um bom valor por ele

Especialistas dão dicas de adaptações que podem ser feitas na casa ou apartamento para se fechar um negócio rentável


Além de transmitir a sensação de amplitude aos ambiente, as paredes pintadas de tons claros também ajudam a criar uma atmosfera de limpeza Fabio Rossi
Quem pretende colocar o imóvel à venda, em geral pouco se preocupa com a pintura das paredes, os revestimentos da cozinha e muito menos com o acabamento do piso, o que pode atrair investidores, mas espantar aqueles que procuram um apartamento para entrar e morar. Se o desejo do proprietário é conseguir uma boa avaliação de seu bem, é bom saber que algumas adaptações podem atrair um maior número de interessados e ainda agregar valor em até 10%.
  • A localização, o bairro e a proximidade de escolas, hospitais e pontos de ônibus pesam a favor no valor de venda do imóvel, mas não é só isso — explica o presidente do Conselho Regional de Corretores Imobiliários do Rio de Janeiro (Creci RJ), Manoel Maia
  • Imóveis pintados com tons claros e que já passaram por algum tipo de reforma interna têm seu processo de venda acelerado, pois há um grande público que quer adquirir o imóvel e não se preocupar com mais nada.
Ainda assim, a arquiteta Ketlein Amorim recomenda que os compradores tenham a consultoria de um arquiteto de confiança para saber o quanto as mudanças necessárias podem pesar no bolso.
  • O ideal é que o possível comprador peça para um arquiteto ir olhar o apartamento para dizer o que pode e o que deve ser feito — explica.
O Morar Bem listou algumas dicas do especialista Manoel Maia e da arquiteta Ketlein Amorim para facilitar esse processo. Confira.

1º Pinte o imóvel em tons claros

Além de transmitir a sensação de amplitude aos ambiente, as paredes pintadas de tons claros também ajudam a criar uma atmosfera de limpeza, ressalta Ketlein. O presidente do Creci-RJ Manoel Maia faz coro com a arquiteta e acrescenta que cores neutras tendem a cair no gosto de um maior número de interessados. Portanto, invista nestes tons na hora de preparar o seu imóvel para venda. E não esqueça de cobrir os buracos nas paredes, caso existam.

2º Iluminação

Uma reforma na parte de iluminação, com rebaixamento de gesso, valoriza o imóvel e não inviabiliza a rentabilidade, segundo a arquiteta.
  • As pessoas que querem entrar para morar gostam de ver ou pelo menos tentar imaginar os ambientes decorados. Com uma boa iluminação, isso fica mais fácil — completa Ketlein.
3º Evite os carpetes

Carpetes, de acordo com os especialistas, escurecem o imóvel e afastam uma grande parcela dos potenciais compradores: aqueles que são alérgicos. Há quem possa desistir do imóvel por não querer ter o trabalho de retirar todo o carpete.
  • Atualmente, há pisos laminados que podem cobrir imperfeições, embelezar o imóvel e agregar valor. ressalta a arquiteta.
4º Aposte no revestimento da cozinha

A cozinha é um ambiente cada vez mais valorizado e usado por toda a família. Se o revestimento estiver feio, com buracos, pode-se usar massa para cobrir as imperfeições e tinta epóxi para cobrir o revestimento. Para uma bancada detonada, por exemplo, a sugestão da arquiteta é revesti-la com pastilhas.
  • O uso de um espelho também contribui para a ampliação e embelezamento do ambiente. finaliza ela.
Fonte: O Globo Economia
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates