Aquecimento do mercado imobiliário atrai novos profissionais

Os Imóveis sempre representaram uma excelente opção de investimento no Brasil, e, cada vez mais, isso vem ganhando força, seja pelo momento de estabilidade econômica ou pela alta do turismo que o país vai receber nos próximos anos, pessoas que investem em imóveis e trabalham com este tipo de investimento estão no caminho certo.

Dentre as profissões que envolvem essa modalidade de trabalho, a ocupação de “corretor de imóveis” tem chamado a atenção positivamente. Com 50 anos de regulamentação no Brasil, este trabalho vive bom momento de especialização e conta com cada vez mais profissionais se capacitando e se preparando para as áreas de atuação.

”A profissão realmente alcançou um maior crescimento principalmente em função do desenvolvimento da indústria da construção civil e do grande déficit imobiliário”, afirma Roufman Ribeiro Rolim, professor e vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-Ce).

Além da mediação nas compras e vendas de imóveis, o corretor hoje também pode ter a função de trabalhar nos segmentos de consultoria de mercado, locação e administração de carteira imobiliária, assessoria técnica e financeira para financiamentos e documentação, atendimento e negociação em construtoras.

Presença feminina
Segundo dados do Creci-Ce, nos últimos dez anos, o número de mulheres aumentou em 144%. Hoje, quase 30% dos profissionais que atuam como corretores de imóveis são do sexo feminino. “A evolução da profissão, por gênero, mostra que a presença feminina tende a crescer. Isso se deve à postura delas diante do trabalho, onde a mulher é mais serena e mais perseverante, qualidades que ajudam muito no mercado de imóveis, e que irão favorecer essa participação no setor”, explica Roufman Ribeiro.



De olho nas oportunidades a turismóloga Ana Catarina Pereira, decidiu mudar de ramo, a fim de acompanhar as tendências do mercado e lucrar com a ascensão da profissão. “Sempre gostei da área imobiliária, sempre tive interesse em fazer o curso, mas sempre acabava adiando. A convivência com profissionais da área, de olho nas oportunidades de negócios e no bom salário do corretor, decidi em 2011 fazer o curso de “corretor de imóveis” e desde então estou atuando”, conta Catarina Pereira.

Para ela, o maior desafio da profissão é ainda a credibilidade com o mercado, visto que por muito tempo, maus profissionais e até falsos corretores “bagunçaram” o mercado, deixando a profissão desacreditada. “Muitos clientes ficam inseguros na hora de fechar um negócio com um corretor autônomo. Pelos erros dos maus profissionais, os competentes ainda pagam, mas as coisas estão mudando, hoje o Creci fiscaliza a profissão, a fim de garantir a segurança e a credibilidade para os clientes”, explica Catarina Pereira.

Qualificação
Com o mercado cada vez mais movimentado, atraindo novos profissionais, é muito importante investir em qualificação para conseguir destaque e se manter atualizado.


CPT - Centro de Produções Técnicas
É com este objetivo que acontece o II Festival de Cursos, um oportuno momento de atualização e conhecimento para os corretores de imóveis, estagiários, alunos, dirigentes e funcionários de imobiliárias, cartórios, bancos, construtoras e demais interessados no setor que mais cresce na Economia. O Sindimóveis e o Secovi, apoiados pelo sistema Cofeci- Creci e Creci-Ce, juntos com a FA7, realizarão no próximo final de semana (18 e 19 de maio) o II Festival de Cursos do Mercado Imobiliário, que tem o objetivo de alcançar 2.000 participantes.

Segundo o presidente do Creci-Ce, Apollo Scherer, a iniciativa partiu da necessidade de qualificar e capacitar os corretores de imóveis inseridos em um mercado que está cada vez mais aquecido e competitivo. Questões cartoriais, comunicação visual, noções básicas de arquitetura e fotografia, empreendedorismo e vendas,  gestão imobiliária, são  alguns dos temas   dos cursos e palestras divididos em  áreas como: direito imobiliário, marketing, processos construtivos e técnicas de negociação e fechamento de negócios.

Em tempo
As inscrições são gratuitas e somente poderão ser feitas ONLINE através do site da FA7 (www.fa7.edu.br). Os participantes receberão certificados, com almoço e coffee break inclusos. Para participar basta se inscrever logo e comparecer à FA7 a partir das 8 da manhã de cada dia. Aproveitando a ocasião tão social, estarão recebendo na entrada um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados a instituições filantrópicas dentro do projeto CRECI SOLIDÁRIO.

Serviço
II Festival de Cursos
Data: 18 e 19 de maio de 2013 
Sábado e Domingo
Local:
Faculdade Sete de Setembro (FA7)
Hora: a partir das 8h00 da manhã
Entrada: Um quilo de alimento
não perecível
Inscrições: www.fa7.edu.br

Fonte:  O povo
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates