Conheça os cuidados para se comprar imóveis na planta

Por Icaro Vigas, Jornalista Digital
Com a recente política de incentivo ao consumo, proposta pelo governo Dilma e o crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros, muitos estão podendo realizar o sonho de comprar a casa própria. Com isso, a compra de imóveis na planta cresceu consideravelmente nos últimos anos, segundo dados do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci –BA). Mas para que o sonho não vire pesadelo, os compradores devem certificar-se e tomar alguns cuidados antes de fechar o negócio.


Segundo o especialista no ramo de incorporações imobiliárias, Eng. Marco Monteiro, as principais reclamações estão no prazo de entrega e em detalhes no acabamento. “É preciso analisar com cuidado o memorial descritivo e a regularidade do RI - Registro de Incorporação, junto ao cartório de imóveis. Consultar também pelo CNPJ do incorporador todas as suas certidões negativas junto aos órgãos de fiscalização e controle, inclusive títulos e protestos. Depois, analisar as obras anteriores já entregues, visitar o local, conversar com algum morador para saber se teve algum problema no prazo e saber como ela se comporta no pós venda. Somente a partir disto você saberá com quem está fazendo negócio” afirmou Monteiro.


Outro fator que também deve ser levado em consideração na hora de fechar negócio é o contrato do imóvel, que serve como base para que ambas as partes possam cumprir seus deveres e obrigações. Segundo Marco, é necessário que o comprador leia o contrato, confira todas as cláusulas antes de assinar, além de ter em mãos o memorial descritivo do empreendimento, que contém todas as especificações da obra e serve como detalhamento do que está sendo comprado.

PROCON – E para os compradores que se sentirem prejudicados com problemas na compra de imóveis na planta, o Procon Bahia atua em defesa do comprador, auxiliando em casos onde há abuso dos direitos do consumidor. Para ter assistência jurídica do órgão é necessário ter em mãos o contrato de compra e venda e comparecer em uma das unidades em sua cidade. Segundo o Superintendente Ricardo Maurício Freire Soares, o consumidor deve sempre acionar o órgão em caso de assistência jurídica. “O Procon vem intensificando as ações em defesa do consumidor na Bahia. No ramo imobiliário não é diferente, estamos atentos a qualquer situação que possa ferir os direitos do consumidor. Principalmente na questão de prazo de entrega, que é uma das principais reclamações” afirmou.


Prazo de entrega que é uma das principais responsabilidades da A1 Construtora. Segundo a diretora administrativa, Eng. Tatiana Pesce, a empresa conseguiu entregar todos os empreendimentos dentro do prazo e ainda conta com uma equipe de pós venda que faz o atendimento das pequenas retificações da obra em até 48 horas. Questionada sobre o segredo para o sucesso ela fala sobre o comprometimento da A1 com seus empreendimentos.

“A A1 tem pouco mais de 10 anos de fundação e adotamos a política de trabalhar com poucos empreendimentos de pequeno e médio porte, mas com a garantia de entrega no prazo e a qualidade dos serviços. Durante todo este tempo, só começamos um empreendimento após a conclusão total da obra do empreendimento anterior. A nossa empresa é construtora e incorporadora, por isso nos responsabilizamos por todo o processo, dando garantias e prazos para nossos clientes” afirmou.

A A1 Construtora tem Know-Hall em empreendimentos a beira mar, de padrão médio e bom. Atualmente está construindo o condomínio Itacimirim Summer House, em Itacimirim, e o Edf. Varandas do Atlântico, em Salvador, ambos já estão com 40% das obras construídas e 60% das unidades comercializadas.

Artigo enviado pelo jornalista Ícaro Vigas
Quer publicar um artigo de sua autoria aqui no blog Mercado aquecido? Clique aqui 
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates