Fortaleza sediará encontro internacional sobre Construção Enxuta

Em meio a um mercado de construção civil aquecido pela realização de grandes eventos internacionais, Fortaleza receberá, de 29 de julho a 4 de agosto, o 21º encontro do Grupo Internacional para Construção Enxuta (IGLC – International Group for Lean Construction).

Pesquisadores, empresários e estudantes de todo o mundo integram esse grupo que, há 20 anos, desenvolve métodos para aprimorar o planejamento e reduzir custos e desperdícios em obras. Em sua 21a edição o IGLC, idealizado pela Lean Construction e organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), discutirá o panorama de implementação da construção enxuta na capital cearense, assim como as experiências bem sucedidas em outros países, como Finlândia, Estados Unidos e Israel.


Imagem de Divulgação: (http://www.iglc21.ufc.br/)
Programação
O encontro internacional será dividido em três programações. No dia 29, acontecerá o Gemba Day, onde os participantes visitarão dois grandes empreendimentos em Fortaleza: o Paço dos Pássaros e o Resort Golf Ville, para conhecer peculiaridades gerenciadas a partir dos princípios da construção enxuta.

No Dia da Indústria (30 de julho), especialistas da área ministrarão workshops e palestras voltadas para empresários e engenheiros, que se aprofundarão sobre os fundamentos do sistema Toyota de produção e as adaptações possíveis para a engenharia civil. Os cinco últimos dias do evento (de 31 de julho a 4 de agosto), serão destinados ao Congresso de Pesquisa (Research Conference) e à Escola de Verão (Summer School), painéis com apresentações das pesquisas científicas mais atuais e relevantes no setor.

Construção Enxuta
O termo Construção Enxuta usado, desde 1993, pelo International Group for Lean Construction, refere-se à aplicação de táticas do sistema de Produção Enxuta no setor da construção civil. A produção enxuta pode ser entendida como um termo genérico para definir o Sistema Toyota de Produção, o qual se baseia no Total Quality Management e Just in Time.

A construção enxuta tem três objetivos principais: a entrega do produto, a maximização do valor e a redução do desperdício. Assim, propõe uma melhor organização do processo, eliminando a mão de obra ociosa e otimizando os recursos disponíveis. 

Ceará em destaque
O Prof. José de Paula Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, é o presidente do 21º IGLC. Ele destaca que as construtoras cearenses alcançaram prestígio pelo pioneirismo na aplicação da filosofia lean em seus canteiros de obras.

“Hoje o mercado de construção civil no Ceará é destaque nacional. Um dos fatores que mais se aplica é o planejamento, e as nossas empresas têm um bom planejamento, o que resulta em um bom controle de custos, de prazo, de gastos e da equipe”, afirma.

Para o pesquisador, a construção enxuta tem sido muito incorporada pelas médias e grandes empresas em todo o mundo. “Trata-se de um processo muito mais gerencial do que de tecnologia, as empresas têm buscado adaptar as formas de produção a partir do lean construction”, comenta.

Experiência

A C. Rolim Engenharia aplica em suas obras os conceitos do Sistema Toyota de Produção baseado no Lean Construction desde 2004. Segundo o Diretor Técnico Carlos Alexandre Mourão, a adoção e implementação da filosofia lean é um diferencial, pois os exemplos de boas práticas e implementações ainda são poucos se comparados à quantidade total de empresas do ramo, principalmente no Brasil.


“Podemos dizer que a escassez de matéria-prima e mão-de-obra, problemas os quais já vivenciamos na atualidade e que só se agravarão com o tempo, direcionarão as empresas a pensarem e trabalharem de maneira mais enxuta. As empresas que já possuem esta mentalidade e cultura lean podem se considerar alguns passos na frente de seus concorrentes”, explica o diretor técnico da C. Rolim Engenharia.

Oportunidade de atualização
Barros Neto coordena há 13 anos o Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento na Construção Civil (Gercon), que difunde o conhecimento e a aplicação da construção enxuta em Fortaleza por meio de treinamentos e cursos. Ele ressalta que o encontro é uma rica oportunidade de atualização e troca de experiências para os participantes do IGLC.
“Para Fortaleza, para o Estado e para a UFC, é muito bom receber este evento, porque é o principal da área no mundo todo.

Virão pesquisadores do mundo inteiro, técnicos, engenheiros e construtores que estão atuando nessa linha de construção enxuta”, anuncia o pesquisador. Durante os sete dias de evento, estão sendo esperadas cerca de 250 pessoas, entre profissionais da construção civil, pesquisadores, estudantes e público em geral.

Serviço
Para mais informações sobre
o evento, ligue: (85) 3366.9600
Ou acesse a página do IGLC
21 st: http://www.iglc21.ufc.br/

Fonte: O estado ce
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates