Como conviver com a vizinhança

Não é fácil conviver com vizinhos de condomínios.  É preciso ter muito jogo de cintura, educação e paciência.  São vizinhos com filhos pequenos que choram, gritam, correm fazendo ruídos quando você está querendo dormir e pessoas de idade que conversam em voz alta, ligam seus aparelhos de som e TV no último volume, além de outras inconveniências.

Preste atenção

1
Aprenda a ter jogo de cintura.
2
Cada família tem uma forma de viver.
3
Colabore com o condomínio. Só faça o que é permitido fazer.

Mas ainda um condomínio oferece mais segurança e para ajudar a eliminar as inconveniências todos podem colaborar com algumas atitudes simples.

1. Reformas – a regra número um é verificar antes os horários determinados pelo condomínio para a execução de qualquer tipo de reforma.  Avise pessoalmente os vizinhos do lado, de baixo e de cima.  Se for permitido, faça um pequeno comunicado e deixe nos elevadores dando uma previsão de início e fim da obra e se desculpe pelo incômodo.

2. Só trabalhe em casa se as regras do condomínio permitirem e tome muito cuidado com os clientes que atende. Não coloque a segurança do condomínio em risco.

3. Respeite as regras e utilize o elevador de serviço para subir com seu cachorro, compras, bicicletas e outros.  Se houver só dois elevadores, espere que o de serviço fique vazio para sua utilização.

4. Caso não tenha acesso próprio por Wi-Fi, não peça a senha do seu vizinho emprestada.  É constrangedor e ele vai ficar embaraçado pois terá que lhe negar.  Evite o constrangimento e tenha seu próprio acesso.

5. Não provoque discussões, não cutuque o teto ou o chão do seu apartamento com cabos de vassoura para chamar a atenção do seu vizinho barulhento.  Peça gentilmente para o síndico lembrar a todos os horários em que o silêncio deve ser mantido para descanso de todos.

6. Gosta de animais?  Se o condomínio permite a presença de cachorros, gatos, passarinhos e outros, não há problema em ter um animal em casa.  Porém seja razoável.  Tenha um pequeno cão que se adapte facilmente ao apartamento. Não adquira papagaios, araras ou outros pássaros gigantes. Qualquer animal mais delicado é bem vindo como peixes ornamentais, canários, periquitos, gatos em geral são mansos e não perturbam o ambiente com barulhos excessivos.

7. Não reclame para terceiros, não faça fofoca sobre assuntos dos vizinhos e viva em paz dentro da comunidade.


Bom senso, educação, cordialidade sempre ajudam na convivência.  Colabore e pense: não vou fazer para o outro o que não gosto que façam para mim.

Fonte: R7 notícias
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates