Locação imobiliária continuará em alta

Especialistas do mercado de locação imobiliária analisam que 2014 também será positivo para o segmento locatício.  Para Lídia Hiluy, diretora comercial da SJ Administração de Imóveis, o investimento neste mercado é de baixo risco.  “É um investimento seguro, onde seu patrimônio pode ser valorizado junto com a rentabilidade mensal. A média de retorno é bem variável, oscila de 0,3 a 0,7 do valor total do imóvel, dependendo do tipo, localização e oferta”, explica.

Segundo João Henrique Gondim, diretor administrativo da Imobiliária A Predial, o risco sempre existe quando se investe no imóvel errado. “Daí a necessidade de uma orientação profissional na hora de investir no mercado imobiliário, que sempre é um bom investimento, com risco entre médio e baixo. No segmento residencial a taxa de retorno gira, em média, entre 0,4% e 0,6% ao mês, o comercial entre 0,7% e 0,9%, mas dependendo do nicho de investimento estas taxas sobem, podendo chegar a 1%”, aponta.

COPA DO MUNDO

De acordo com os especialistas, a Copa do Mundo não influenciará o mercado de locação tradicional, cujo contrato é de 30 meses. De fato, explica Lídia, os contratos temporários serão dinâmicos e mais afetados pela realização do evento esportivo. “O ano da Copa não deverá influenciar as locações normais em termos de aumento de valor do imóvel, pois trabalhamos com contrato de 30 meses, porém, as locações de temporada sim terão um melhor retorno”.

Gondim destaca, que apesar das incertezas diante de especulações sobre a Copa do Mundo e eleições, que devem interferir de modo decisivo no cenário econômico, o mercado continuará marcado pela estabilidade na sua rentabilidade.

ONDE INVESTIR

Conforme Lídia, há oportunidade em todo segmento, residencial, comercial e todo negócio possui um risco. “O imóvel comercial normalmente possui uma melhor rentabilidade e quando se trata de corredor de atividade a valorização é bem melhor”, afirma.


A SJ desenvolveu uma tecnologia que auxilia o cliente, informando o perfil dos bairros e seus moradores. Baseada nos resultados da ferramenta (Inteligência de Mercado SJ), Lídia aponta quais são os bairros com mais potencial para investimento nos segmentos residencial e comercial. “A ferramenta da Inteligência de Mercado SJ nos indica que salas e lojas nos bairros Aldeota, Meireles e Água Fria continuam sendo as mais procuradas, ou seja, são áreas onde existe um grande potencial para investimento de imóveis comerciais. A tendência na área residencial são apartamentos mais compactos e os bairros que tem apresentado maior demanda são: Aldeota, Cocó, Fátima e Meireles. É possível ver também uma demanda crescente para regiões como Papicu, Parangaba, Passaré e Cambeba, pois são áreas que vem se desenvolvendo com a chegada de equipamentos comerciais importantes, melhoria nos acessos e em infraestrutura”, aponta a diretora comercial da SJ.

Além dos bairros listados pela SJ, o diretor administrativo da A Predial acrescenta Eusébio, Messejana, São Gerardo / Parquelândia e Caucaia. Ainda de acordo com Gondim, investir em casas ou apartamentos de baixo valor possibilita um melhor retorno do investimento. Ele também aponta os terrenos como bom negócio para longo prazo, pois poderão ser convertidos em loteamentos ou condomínios.

Gondim recomenda que os interessados em investir em imóveis para fins locatícios devem observar regiões que estão em crescimento, áreas com o metro quadrado mais barato, shoppings, grandes centros comerciais e condomínios fechados. Com relação aos imóveis comerciais, Gondim alerta que comprar o imóvel em regiões não comerciais, onde uma possível crise econômica ou um excesso de oferta de determinado tipo de imóvel acarretarão em riscos para o investimento. O segmento comercial, no entanto, destaca-se pelo baixo risco se comparado com outros investimentos como bolsa ou dólar.

Fonte: O estado ce
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates