Orientações para a compra de imóvel

Confie a compra do seu imóvel a um Corretor de Imóveis / Empresa Imobiliária.

Certifique-se de que o imóvel está registrado em nome do vendedor e solicite a certidão de ônus.

Solicite a apresentação das certidões pessoa do distribuidor, da certidão estadual, federal e trabalhista.

Verifique junto a Prefeitura se não há débitos de IPTU (solicite certidão negativa); se for terreno verifique a guia amarela para ter conhecimento dos parâmetros de construção e do zoneamento, e ainda consulte se não há multas referentes à limpeza do lote.


Escolha um cartório de confiança para escriturar o imóvel e registre-o o mais breve possível. Lembre que as certidões têm validade de 30 dias, proteja o seu patrimônio.

Consulte as empresas de água e luz quanto à existência de débitos e faça transferência de titularidade.

Comprar imóvel on-line

Essa é a opção que mais cresce no mundo. Mas alguns cuidados devem ser tomados.

Primeiro verifique a origem do vendedor (endereços, referências, telefones, endereço do imóvel transacionado, etc.)

Não pague adiantado. Fazer pagamento adiantados, antes da assinatura de contratos é sempre muito perigoso.

Se você não pode estar no local da compra e venda, melhor será nomear um procurador. Se você não tem alguém de sua confiança na localidade, procure um consultor estabelecido.

Lembre-se: o mercado imobiliário está cheio de profissionais competentes e honestos, mas entre eles pode haver um golpista, como em todo o segmento.

Compra de imóveis na planta

Consulte os órgãos de defesa do consumidor para verificar se o nome da incorporadora consta no cadastro de maus fornecedores.

Consulte o SPC ou SERASA para checar a existência de títulos protestados e de processos judiciais contra a incorporadora.

Verificação de outros prédios que a incorporadora já construiu, além de contato com um dos compradores para informar-se da existência de algum problema com a compra do imóvel.

Verificação de eventuais pendências judiciais entre a empresa e sua clientela no Fórum da sua cidade.

Verifique se a incorporação está regularizada, através do seu número de registro. Além de registrado, o imóvel deve estar livre de desembaraço de qualquer ônus. No Cartório de Registro de Imóveis, deve-se verificar se há hipoteca sobre a incorporação.

Analise atentamente o Contrato de Promessa de Compra e Venda do Imóvel, se possível com a orientação de um advogado, antes de assinar qualquer documento ou efetuar qualquer pagamento.

Orientações obtidas no site sindimoveisce 
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates