Perspectiva do mercado imobiliário para 2014

A economia do Brasil cresceu bem nos últimos anos, e apesar de ter crescido abaixo das expectativas, ainda assim conseguiu alavancar diversos setores da economia do país.

Dentre esses setores alavancados pelo crescimento econômico brasileiro está o mercado imobiliário, que apresentou números realmente expressivos nos últimos anos, e a especulação imobiliária resultante disso movimenta milhões de reais o ano todo.

Mas e as perspectivas para o mercado imobiliário para o restante de 2014? São boas? Nem tanto? Continuará crescendo? Haverá bolha?

Os preços irão cair em algumas regiões!

Os especialistas e economistas são taxativos quando dizem: os preços dos imóveis irão cair em 2014.

No entanto, eles afirmam que esse fenômeno não irá ocorrer no Brasil como um todo, mas será algo localizado, sendo mais forte em algumas regiões, como Manaus, Salvador, Brasília e Vitória.

Essas cidades apresentam uma oferta muito maior do que a demanda, o que acabará gerando queda nos preços em 2014. 

A alta em São Paulo e no Rio continuará!

No entanto, apesar dessa tendência de queda apresentava pelas características especificas de algumas regiões, em São Paulo e no Rio de Janeiro, os preços continuarão subindo. 

Em São Paulo, o que explica o fenômeno é o Plano Diretor Estratégico, que irá encarecer os preços dos terrenos, fazendo com que cresçam os preços dos imóveis.

Já no Rio de Janeiro, o que já ocorre é a escassez de oferta de imóveis, amplificada pelo bloqueio nas aprovações em áreas de expansão da cidade. Com isso, as poucas opções acabarão ficando ainda mais caras do que já são, mantendo a tendência de alta, que também já é vista em São Paulo há alguns anos.

A rapidez das vendas deve diminuir

Com a desaceleração da economia brasileira, é natural que tenhamos impactos em outros setores, e um dos primeiros a apresentar os sinais desses impactos é o mercado imobiliário, que não conseguirá manter uma velocidade muito alta para as vendas.
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates