Área privativa, Comum, Útil ou total: Conheça a diferença e realize bons negócios

Quer comprar um imóvel, mas não sabe a diferença de Área Útil, Comum e Privativa?

Planta do Empreendimento Vivenda Parangaba
Você não está sozinho nesta dúvida. Muitos ficam perdidos quando se deparam com escolhas que envolvem esses termos. Vários empreendimentos possuem uma área de uso comum muito grande, o que passa a ilusão de que o apartamento é maior do que realmente é, nessa hora você deve ter atenção.

Quem recebe seu imóvel novo deve ficar atento nas medidas e nos documentos de contrato. A terminologia utilizada para a venda ao consumidor pode causar constrangimentos e problemas, pois as medidas podem representar grandes danos ao seu bolso.

Conhecer a diferença entre área útil e privativa pode garantir que você faça bons negócios e não se estresse na fase final de compra. Fique atento ao contrato.

Cada construtora pode trabalhar com seu próprio índice, desde que esteja dentro do limite da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é de 5%.

Os termos indicam coisas bem diferentes: área privativa está relacionada à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. A área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes, basicamente isso. Mas, vamos detalhar um pouco mais.

ÁREA PRIVATIVA, ÁREA DE USO COMUM E ÁREA TOTAL (SEGUNDO INFORMAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS)

Área Privativa

É a somatória das medidas das superfícies limitadas pelas paredes externas de uma unidade autônoma, coberta ou descoberta, aberta ou fechada. Área privativa representa o espaço interno do apartamento, incluindo as garagens. Resumindo, área privativa é conceito de espaço que só o morador usa.

Área útil

Também chamada de “área de vassoura”, é a soma das áreas de cada cômodo. É bom lembrar que área útil é menor que área privativa, que por sua vez é menor que a área total.

Área Comum

A Área Comum se baseia na divisão de espaços como áreas de lazer e circulação pelo número de condôminos. Ex: Salão de Festas.

Área Total

A Área Total contabiliza a área privativa mais a área de uso comum, o espaço existente dentro dos prédios. Inclui garagem, varandas, áreas de lazer, hall de entrada, jardim e outras áreas disponíveis no imóvel.
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates