Entenda como funciona o Consórcio

O Consórcio refere-se ao grupo de pessoas físicas ou jurídicas reunidas para comprar um bem comum, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, elas pagam mensalmente uma pequena parte do valor total adquirido e tem a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.

No ramo imobiliário, essa atividade cresceu consideravelmente haja vista que os juros por outras formas de financiamento estão elevados e no consórcio não há juros, apenas uma taxa de administração que cobre as despesas (muito menor quando comparada pelos bancos e financeiras.)

Não é necessária taxa de adesão para entrar em um consórcio, em alguns casos apenas há a necessidade de antecipação da taxa de adesão. Há duas palavras bastante utilizadas num consórcio: sorteio e lance.

O sorteio acontece nas assembleias e uma vez ao mês, apenas um dos consorciados do grupo pode ser sorteado e o que for sorteado recebe o valor total da cota adquirida, mas, continua pagando as parcelas até o fim do grupo. O lance diz respeito a uma espécie de "leilão", o consorciado que der maior lance é o que é contemplado.

A cota (número que identifica o consorciado e a parte que cabe a cada um deles) é valorizada a cada ano pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) - índice para medir a variação dos preços de materiais, mão de obra e matéria prima da construção civil.

O valor contemplado no final do consórcio pode ser utilizado em  imóveis  residenciais ou comerciais, galpão, construções ou reforma, terrenos.

A contemplação do consórcio é quando um dos consorciados por sorteio ou lance adquire o direito de comprar um bem contratado.


Texto enviado por: Real Consultoria Imobiliária
 

O Pregador Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates